Produtos > Locomotivas >
Consolidation
As Consolidation são locomotivas a vapor que têm duas rodas no truque guia, oito rodas motrizes e não possuem um truque guia traseiro. Por esta razão, de acordo com a classificação "WHITE" para locomotivas a vapor, elas são codificadas como 2-8-0. As Consolidation foram assim chamadas porque várias ferrovias aderiram ao sistema "LEHIGH VALLEY", na época da construção das primeiras 2-8-0 para aquela ferrovia. Elas foram construídas após 1866 e foram utilizadas principalmente para o serviço de carga, devido às suas rodas motrizes de diâmetro reduzido. Por esta mesma razão elas tinham grande limitação de velocidade. Nosso protótipo foi construído pela Baldwin Locomotive Works, porém, a maioria dos grandes fabricantes de locomotivas a vapor construíram milhares de Consolidations entre 1866 e 1930. Esta é típica do final do século 19 e foi utilizada por quase todas as ferrovias, tanto em bitola padrão, como larga ou estreita, em todo o mundo. As primeiras Consolidation da estrada de Ferro Central do Brasil foram as de série 500 e datam de 1877 até 1915. Este protótipo especificamente, data de janeiro de 1909 e operou trens de carga até 1960, durante o período da dieselização.
3010 - CONSOLIDATION EFCB
3011 - CIA. PAULISTA DE ESTRADAS DE FERRO
3046 - ESTRADA DE FERRO SOROCABANA
3121 - PENNSYLVANIA
3126 - ATCHISON TOPEKA
3127 - BALTIMORE & OHIO
3132 - DENVER & RIO GRANDE WESTERN
Características Técnicas
Rodagem: 2-8-0 Consolidation
Fabricante: Baldwin Locomotive Works
Nº E.F Central do Brasil: 557
Nº Baldwin: 33167
Ano de Fabricação: 1908
Entrada em Serviço: Jan. 1909
Baixada: 1960
Peso da Locomotiva: 60.341 kg
Peso do Tender Carregado: 32.659 kg
Peso Total: 93.200 kg
Distribuição: Stephenson
Comprimento total: 18,3 m
Força de tração: 14.542 kg